Alunos de Medicina realizam ação social em comunidade da zona rural

Alunos de Medicina realizaram exames nos moradores da comunidade Nova Aliança | Foto: Divulgação/ Fametro

Alunos do 3º e 5º período do curso de Medicina do Centro Universitário Fametro realizaram uma ação social, na última quarta-feira (27/04), com realização de exames, além de doação de alimentos e brinquedos para moradores da comunidade Nova Aliança, na estrada de vila Balbina, próximo ao município de Presidente Figueiredo.

Durante a ação também foram doados itens de higiene pessoal e absorventes do projeto realizado pelo curso contra a pobreza menstrual. Os alimentos foram arrecadados em campanhas pelos alunos e também doados pela equipe de e-sports Wolf AM.

Confira

Serviços

Durante a ação, os alunos realizaram exames clínicos nos moradores para a identificação de doenças frequentes em áreas rurais, como bronquite, flebite e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Segundo informações da professora de Medicina, Fatima Martins, os alunos estudam simulações de exames clínicos para praticar não apenas a parte médica, mas também o diálogo entre paciente e profissional.

“A ação foi importante para os alunos e para mim, como profissional. Me sinto realizada por mostrar a eles esse pensamento clínico sobre a relação com o paciente”, declarou a professora.

De acordo com a aluna de medicina, Emylly Pinheiro, essas ações são importantes para o desenvolvimento profissional, devido à prática e à convivência entre médico e paciente para um serviço de qualidade.

“Estamos aprendendo a realizar exames clínicos para melhor atender pacientes dos mais diversos lugares, praticando a empatia e a comunicação, que são características muito importante para um médico ser o melhor para todos “, afirmou a aluna.

Comunidade

De acordo com um dos moradores da do local, João Rodrigues, as pessoas que vivem no local realizam o trabalho de reciclagem com a Associação de Catadores. Com o material reciclado, eles realizam vendas para municípios próximos à comunidade.

“Somos gratos à instituição pela ação que se realizou. Nem todos têm a coragem e disponibilidade para se deslocar e vir para um local tão longe de Manaus para realizar essa ação. A faculdade e os alunos estão de parabéns”, disse o morador.

No comment yet, add your voice below!

Add a Comment

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Acesse o QR-Code E-MEC